Home Sobre Linhas de Pesquisa Blog Oportunidades Fotos Equipe Publicações
PhoneWhite01.svg EmailWhite01.svg InstagramWhite01.svg
Home / Blog / A Ciência em Luto: Professor Raphael Mechoulam, o “pai da Cannabis Medicinal”
A Ciência em Luto: Professor Raphael Mechoulam, o “pai da Cannabis Medicinal”

O professor Raphael Mechoulam nasceu em Sofia, capital da Bulgária, nos início dos anos 1930, em uma Europa ainda destruída pelas grandes marcas da Primeira Guerra Mundial. Seu pai, um prestigiado médico formado em Viena, e sua mãe, que estudou na capital alemã Berlim, viviam de forma tranquila com a família dentro das tradições judaicas. 

Com o início do regime nazista na Alemanha e o subsequente apoio do governo Búlgaro aos alemães e suas práticas antissemitas, a vida da família Mechoulam se tornou mais dificil. 

 

Mudaram-se para o interior e o pai de Mechoulam chegou a ser enviado a um campo de concentração em 1944. Por sorte, toda a família sobreviveu. Com diversos acontecimentos influenciando a vida jovem do professor Raphael, a mudança para Israel foi um fator determinante nos posteriores estudos do professor. 

 


Com seus estudos, Mechoulam foi capaz de isolar, na década de 1960, os compostos ativos da planta
Cannabis sativa, primeiramente o THC (tetra-hidrocanabinol) e o CBD (Canabidiol). Foram grandes passos para levar à caracterização do Sistema Endocanabinoide, sistema que tem grande função e papel fundamental para o funcionamento do organismo. 

 

Apesar de ser merecedor do prêmio Nobel pelas suas imensuráveis contribuições à ciência canábica e à ciência de forma geral, Mechoulam não foi indicado. Mas será sempre lembrado como o “Pai da Cannabis Medicinal”. 

 

Aos 92 anos, membro da Faculdade de Medicina da Hebrew University, ainda era ativo e produtivo, inclusive mantendo colaboração com pesquisadores brasileiros da USP de Ribeirão Preto.  Sua inteligência, simpatia e humildade farão muita falta à toda a comunidade científica. 

 

 A professora Sabrina Lisbôa teve a honra de conhecer o professor Raphael Mechoulam, no International Cannabinoid Research Society Meeting, realizado em Freiburg, Alemanha, no ano de 2012. 



Por Anna Paula Amorim

Graduanda em Ciências Biomédicas - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

https://npplab.com.br/site/aluno/anna-paula-amorim/p/77/

 

Instagram: @npplab.usp



Fonte: 

Entrevista à BBC, publicada em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1085l21ee0o

Powered by: Cloud Comp
Nós respeitamos a sua privacidade
Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.
Eu concordo
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Parece que você está offline ou o serviço que você está tentando acessar não existe!
Por favor, verifique a sua conexão com a internet!
Fechar
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Ops, algo deu errado!
Fechar