Home Sobre Linhas de Pesquisa Blog Oportunidades Fotos Equipe Publicações
PhoneWhite01.svg EmailWhite01.svg InstagramWhite01.svg
Home / Blog / Duas vagas de pós-doutor no Laboratório de Neuropsicofarmacologia
Duas vagas de pós-doutor no Laboratório de Neuropsicofarmacologia

Duas vagas de pós-doutor estão disponíveis junto ao Laboratório de Neuropsicofarmacologia (NPPLab) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, vinculadas ao Projeto Temático FAPESP (Processo 2017/24304-0).

QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Titulo de Doutor obtido nos últimos 7 anos em Farmacologia, Ciências Farmacêuticas, Neurociências, ou áreas afins
  • Histórico de publicações em revistas internacionais de boa visibilidade.
  • Experiência com escrita científica

HABILIDADES NECESSÁRIAS:

  • Experiência na concepção, desenho e execução de experimentos relacionados à neurociência, incluindo cirurgia estereotáxica e infusões intracerebrais
  • Experiência com avaliação comportamental em modelos de camundongos ou ratos
  • Experiência com técnicas de biologia molecular (qPCR, Western-blot, ELISA, silenciamento de genes)
  • Experiência com imunohistoquímica e microscopia confocal
  • Experiência com cultura de células (Projeto # 1)
  • Experiência com quimiogenética (Projeto # 2)
  • Boas habilidades de redação, evidenciadas em publicações revisadas por pares
  • Habilidades em análise estatística em GraphPad Prism, SPSS ou outros programas relevantes
  • Experiência com epigenética e técnicas relacionadas é uma vantagem.
  • Experiência com bioinformática é uma vantagem.

 

HABILIDADES ADICIONAIS

  • Excepcionalmente motivado e inovador
  • Deve ser capaz de trabalhar de forma independente e tomar a iniciativa em projetos de pesquisa
  • Ser colaborativo da equipe
  • Contribuir para o desenvolvimento das atividades do NPPLab, incluindo a tutoria de jovens estudantes e cientistas
  • Excelentes habilidades de comunicação

As vagas de pós-doutor estão abertas para os seguintes projetos:

1. “Envolvimento do óxido nítrico sobre as alterações comportamentais e moleculares induzidas pela exposição a um estresse intenso: possível efeito do Canabidiol sobre essas respostas”.
Neste projeto, o objetivo é investigar mecanismos moleculares relacionados ao óxido nítrico no efeito ansiogênico e prejuízo na extinção de memória aversiva condicionada de longo prazo induzidos pela exposição a um estressor traumático agudo, bem como avaliar o potencial do canabidiol em modular tais alterações.

O candidato precisa comprovar experiência prévia em experimentação animal, técnicas de Biologia Molecular (qPCR, Western-blot, ELISa, Imuno-histoquímica, silenciamento gênico), microscopia confocal e cultura celular.

 

2. “Participação do CPFm no efeito rápido e sustentado de drogas em modelo de depressão resistente a antidepressivos convencionais: possível envolvimento da modulação endocanabinoide sobre o sistema glutamatérgico cortical”. O objetivo central deste projeto é identificar os circuitos neurais e os mecanismos moleculares envolvidos na resistência a antidepressivos, bem como avaliar o potencial terapêutico do canabidiol nesta condição. Comprovada experiência em técnicas de Biologia Molecular (qPCR, Western-blot, e imuno-histoquímica) e manipulação de circuitos neurais por quimiogenética (DREADD) são requisitos necessários.

 

LOCALIZAÇÃO

O cargo será baseado principalmente no NPPLab (npplab.com.br), localizado no Departamento de Ciências BioMoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

O NPPLab (npplab.com.br) está empenhado em criar um ambiente de diversidade e tolerância, para que as candidaturas de todos os que se qualifiquem para a vaga sejam consideradas igualmente, independentemente da cor, sexo, país de origem, identidade de género, religião e orientação sexual.

A Universidade de São Paulo é uma grande universidade pública brasileira, com vários campi em todo o Estado de São Paulo, incluindo Ribeirão Preto. É uma importante instituição de ensino e pesquisa, responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores brasileiros. É responsável por grande parte das publicações científicas em nosso país.


Detalhes:

Todos devem enviar na linha de assunto do e-mail: “PostDoc NPPLab”.

Nos agradecemos todos os candidatos pelo seu interesse; no entanto, apenas os indivíduos selecionados para uma entrevista serão contatados.

Os candidatos selecionados serão convocados para uma entrevista por videochamada.

As vagas são abertas a brasileiros e estrangeiros.

É possível candidatar-se a ambas as vagas.


DETALHES:

A duração da bolsa é de 2 (dois) anos, e o início do prazo está previsto para 01/01/2022.

O candidato selecionado receberá uma Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no valor de R $ 7.373,10 por mês e uma Reserva Técnica equivalente a 10% do valor da bolsa anual para cobrir despesas não previstas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Mais detalhes podem ser encontrados em https://fapesp.br/bolsas/pd e https://fapesp.br/en/postdoc. A modalidade de bolsa PD é 1a (Bolsas de Pós-Doutorado vinculadas a Projetos de Pesquisa).


PARA APLICAR

PROJETO #1

Favor enviar, até 01 de novembro de 2021, para Profa. Dra. Sabrina F. de S. Lisboa (sabrinalisboa@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse na posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação (um do último supervisor).


PROJETO #2

Favor enviar, até 01 de novembro de 2021, para Prof. Dr. Sâmia Joca (samia@usp.br) os seguintes documentos: curriculum vitae, carta expressando as razões de interesse na posição e 2 nomes a serem consultados para recomendação (um do último supervisor).

 

 

Powered by: Cloud Comp
Nós respeitamos a sua privacidade
Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.
Eu concordo
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Parece que você está offline ou o serviço que você está tentando acessar não existe!
Por favor, verifique a sua conexão com a internet!
Fechar
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Ops, algo deu errado!
Fechar