Home Sobre Linhas de Pesquisa Blog Oportunidades Fotos Equipe Publicações
PhoneWhite01.svg EmailWhite01.svg InstagramWhite01.svg
Home / Linhas de pesquisa / Investigação de mecanismos neurais envolvidos nas consequências da exposição a situações estressantes/traumáticas em roedores e efeitos de psicofármacos
Investigação de mecanismos neurais envolvidos nas consequências da exposição a situações estressantes/traumáticas em roedores e efeitos de psicofármacos

As principais linhas de pesquisa da professora Sabrina estão centradas no estudo de modelos animais de transtornos neuropsiquiátricos relacionados à exposição a estressores e efeitos de psicofármacos. O objetivo principal das pesquisas desenvolvidas no laboratório é fornecer evidências científicas sobre a neurobiologia de transtornos relacionados ao estresse (transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade) para identificar possíveis alvos biológicos para abordagens terapêuticas. Neste sentido, os projetos de pesquisa do grupo têm envolvido estudos sobre a participação dos sistemas endocanabinoide, nitrérgico e neuroimune no desenvolvimento de alterações comportamentais, celulares e moleculares após exposição a diferentes estressores.

 

Informação sobre mim:

Sabrina Lisboa possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2006), mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Psicofarmacologia (2012-2018) com bolsas FAPESP e CAPES/PNPD também no Departamento de Farmacologia da FMRP/USP.

 

Durante o pós-doutorado (2015-2106), foi pesquisadora visitante no Institute for Behavioral Medicine Research, na Ohio State University, Columbus/OH/EUA, na área de neuropsicoimunologia, trabalhando com os Dr John F. Sehridan e Jonatan P. Godbout (com auxílio FAPESP, modalidade BEPE). Além disso, foi também pesquisadora visitante no Instituto Max Planck de Psiquiatria de Munique no laboratório do Dr Carsten T. Wotjak, tendo recebido auxílio da Boheringer Ingelheim Fonds e da International Brais Research Organization para tal (duas visitas entre 2012 e 2013).

 

Foi uma das laureadas em 2018 do prêmio "Para mulheres na ciência", uma iniciativa da L'Oreal em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a UNESCO.

Em 2019 recebeu um auxílio Jovem Pesquisador FAPESP para iniciar sua linha de pesquisa no Departamento de Ciências BioMoleculares da FCFRP, onde montou um laboratório adequado para receber alunos de graduação e pós-graduação.

 

Foi contratada como professora doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto no Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas em janeiro de 2020 e transferida para o Departamento de Ciências BioMoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, onde já mantinha laboratório de pesquisa. É orientadora de mestrado e doutorado credenciada nos programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e em Farmacologia (FMRP), ambos conceito 7 pela CAPES.
Powered by: Cloud Comp
Nós respeitamos a sua privacidade
Nós utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.
Eu concordo
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Parece que você está offline ou o serviço que você está tentando acessar não existe!
Por favor, verifique a sua conexão com a internet!
Fechar
Aviso
WidgetCloseButton01.png
Ops, algo deu errado!
Fechar